Postagens populares

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

RELATOS NAVIDEÑOS

                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
           Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus.
                                                                                                          Eclesiastes 2.3
                                              
           
                                                                                             
              A sensação é de que estamos entrando na reta final de uma corrida. A corrida do tempo. Quando percebemos já era primavera, outubro se aproximando, com novembro às portas e o apelo natalino se fazendo presente. Dezembro começa em meio à incredulidade por já ter decorrido doze meses.
            Há muito que fico aborrecida com o tipo de apelo comercial e consumista que se instala. Parece que tudo só tem sentido em função dos presentes que são quase impostos pela mídia. A cada ano prometo que vou fazer diferente, que não vou entrar nesta roda viva na qual acabamos inseridos. Entretanto, não consigo cumprir na íntegra o que me proponho, pois há crianças com apelo convincente e necessidades a serem satisfeitas e que aproveito satisfazer neste período.
            É a época de arrematar pontos, ou seja, concluir tarefas, encerrar ciclos, fazer inventário, ver o que valeu a pena, o que deve ter continuidade, o que devemos descartar, o que ainda é possível fazer antes do ano findar.
            Os estudantes já começam a se preparar para o período de férias. Os adultos a se preocuparem com as crianças que cessam as atividades escolares.Enfim, é hora de encerram-se diversas atividades,pois logo dezembro está chegando e a correria se intensifica. Ao desacelerar o ritmo de vida é possível criar momentos de repouso, paz, tranqüilidade, que certamente auxiliam no processo de introspecção.
                                                           Para que não ocorram maiores atropelos, é importante definir prioridades, não deixar tudo para última hora. Acima de tudo é importante não esquecer que a época propicia reflexão, para que possamos olhar para dentro de nós e ver se gostamos de como nos edificamos, do que realizamos, em que podemos melhorar, em que erramos para corrigir os erros evitando repeti-los. É preciso rever metas,mudar atitudes,eliminar situações improdutivas,evitando que sentimentos nefastos a si mesmo e aos outros se prolonguem ou se perpetuem.
            É tempo de perdão, de rever posturas, conceitos, abandonar preconceitos É tempo de renascer, isto é nascer de novo, o que pressupõe leveza (abandonar as cargas desnecessárias), coração puro (despojar-se de sentimentos ruins), desenvolvimento (crescer como ser humano), aprimorar habilidades (de comunicação, entendimento, solidariedade, espiritualidade, tolerância, alegria, bom humor), que conduz a relações mais pacíficas e harmoniosas.
                        É necessário coragem e lucidez para parar (porque em certas ocasiões as pessoas não desejam isto, para não terem que enfrentar determinados problemas que se arrastam e demandam atitudes drásticas, definitivas), avaliar, decidir, eliminar o que não serve e finalmente recomeçar.
            Pode ser difícil o recomeço,mas é gratificante porque demonstra coragem de enfrentar desafios, perseverança, que permite romper barreiras e mudar paradigmas.
            Quando a mudança ocorre no interior, é como luz que se reflete ao redor e se espalha mostrando caminhos a serem seguidos de forma mais segura e serena.
                                                                      
                                                           Isabel C S  Vargas -Brasil








Nenhum comentário:

Postar um comentário