Postagens populares

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

POVO CIGANO

                              “A única certeza é que nunca faltará preconceito e ignorância, medo e fascínio, injustiças e alegrias ao longo de sua interminável jornada.” Sobre o povo cigano por Luciano Marsiglia



                        Sobre o povo cigano ouvem-se muitas coisas desde os tempos mais remotos. Algumas verídicas, outras, apenas falácias.
                       Uma verdade irrefutável. Sofrem muita discriminação. Prova? Segue-se na citação abaixo:
                    “Parece que os ciganos vieram ao mundo somente para ser ladrões: nascem de pais ladrões, criam-se com ladrões, estudam para ser ladrões (...).”
– La Gitanilla, Miguel de Cervantes, 1613. in http://super.abril.com.br/cultura/saga-cigana-447715.shtml
                      Para esclarecer quem é o povo cigano observem-se as características comuns as três etnias (ROM, calon, sinti): espírito viajante, não tem uma noção concreta de propriedade (negociam seus pertences, Sua imagem é associada ao ouro, pois é com ele que costumam negociar por manter o valor), não gostam de se submeter às leis e regras que não sejam as de seu povo, prezam a liberdade, a unidade familiar e se ficam muito tempo em um mesmo lugar procuram ficar agrupados.
                        Os ciganos não possuem documentos, sua história é oral, não se apegam ao passado, embora procurem manter as tradições ciganas, vivem o hoje, tem noção de propriedade muito peculiar, como já mencionei, pois quando um cigano morre queimam todos os seus pertences.
                        As mulheres devem viver sob a ordem do marido e em sua família. Há um grande índice de analfabetismo entre os ciganos, pois por não ter documentos dificilmente conseguem matricular as crianças em escolas quando permanecem muito tempo em algum lugar.
                        Após essa breve explanação sobre estes aspectos pesquisados e sabedora de toda discriminação que os ciganos sofreram ao longo da história e que ainda sofrem até os dias de hoje, baseada em constatação pessoal digo que o povo cigano está sendo massacrado como todas as minorias.
                       São discriminados e não é de agora isso, desde sempre, pois me lembro de ouvir pessoas dizerem que ciganos roubavam criança, que não eram confiáveis;
Que as mulheres eram meio bruxas por dizerem a sorte das pessoas e fazerem previsões. Foram perseguidos pela cultura, religião, pela etnia.
                         Essa discriminação se reflete na atualidade quando as pessoas não desejam revelar que são ciganos. Conheço ciganos, comerciantes que não desejam que seus clientes tenham conhecimento de sua condição étnica. Pode-se dizer que é um povo liberto se tem que esconder sua condição? Gostam de viver em suas tendas características, mas os que têm mais condições estabelecem-se em moradias não ciganas para melhor poderem se inserir na comunidade e não serem observados com olhos desconfiados e terem de se manter isolados.
                    Não estão se submetendo a isso por imposição velada da maioria?  Será que está ocorrendo um processo de aculturação?
                   A sociedade tende a discriminar, banir as minorias, os diferentes, ocorrendo esse processo citado acima como forma destas minorias burlarem o preconceito. Quanto menos parecer o que é, mais fácil de inserir e sobreviver.
                  
.        Não estarão, no futuro, condenados à extinção como muitas tribos indígenas que permanecem em acampamentos subumanos na beira de rodovias? Oxalá eu esteja enganada.
         Não podemos esquecer que a aculturação leva muitas vezes à desintegração de uma ou de várias culturas, sob a influência dos contatos que se estabelecem entre os seus integrantes.
Isabel C S Vargas
Pelotas-RS-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário