Postagens populares

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS

                 Dança é magia, Ela é praticada desde os primórdios da humanidade. Os povos dançavam para pedir algo aos deuses, dançavam em agradecimento, dançavam antes das guerras para invocar o poder divino.
As mulheres dançavam para obter fertilidade, em homenagem às divindades cultuadas em suas tribos, religiões ou culturas.
                  Há variados modos de danças, assim como há inúmeros objetivos nas danças. É uma forma de expressão dos povos. É uma linguagem musical, corporal e ao mesmo tempo imagética.
                   As pessoas se reconhecem através delas.
                   As danças estão ligadas aos ritmos. No Brasil o Samba é a imagem primordial da nossa dança, como o tango na Argentina, e tantas outras danças, como a árabe, as  caribenhas e uma gama maior de outras danças.
                   Afora estas  típicas que cito, não podemos deixar de falar no balé que é clássico e até hoje é o sonho de muitas meninas tornarem-se bailarinas clássicas, dançar em renomadas companhias, viajar o mundo representando nos palcos mais famosos do mundo e gravando seu nome nesta arte.
                      Não seria correto falar só nas meninas, pois é também o sonho de muitos rapazes seguir os passos de bailarinos famosos que encantaram o mundo. Felizmente, hoje esta carreira abriu-se mais intensamente, não mais fácil para os meninos que estão vencendo preconceitos e obtendo posições de destaque nesta arte.
                       A dança rejuvenesce, alegra a alma, dá flexibilidade, melhora a postura, e é uma atividade física maravilhosa.
                       Um bailarino (a) é um atleta. Seu instrumento de trabalho é o corpo, seu combustível é a paixão pela arte. Como atleta até podem ter um tempo limitado de atividade nos palcos, mas encontramos ainda hoje pessoas com meio século de idade dançando profissionalmente. Com o aumento da longevidade, as pessoas desejam envelhecer com qualidade de vida e se param de dançar como profissão, seguem por amor à dança, dando aula aos mais jovens, abarcando projetos sociais e passando aos jovens os seus ensinamentos e incentivando-os no gosto pela dança.
                        A dança na atualidade tem sido um eficiente instrumento para tirar os jovens de situação de vulnerabilidade social, dando-lhe um objeto na vida, fazendo-os desenvolverem-se, com isso melhorando seu rendimento escolar, seu relacionamento familiar, proporcionando uma grande expectativa de inserção social, profissionalização tornando-os verdadeiros cidadãos.
                        A dança é boa para a alma, faz as pessoas sonharem, sentirem-se livres, ao mesmo tempo em que os disciplina, torna-os mais responsáveis, mantém a saúde, promove a autoestima.
                        A dança de salão é muito praticada, atualmente, indicada pelos médicos para todas as idades, pelos gerontólogos para as pessoas de terceira idade, como forma de interação social, desenvolvimento de atividades motoras, desenvolvimento do equilíbrio, prevenção de doenças, inclusive a depressão.
Dançar pressupõe abertura para o outro, pois como coletivo, cada um doa-se em benefício do grupo. Espetáculos de dança costumam deixar marcas nas pessoas pelos belos e envolventes espetáculos.
                      Quando o corpo dança, a alma voa e as pessoas são felizes, realizam sonhos e promovem sonhos e magia para os espectadores,afasta-os das agruras do cotidiano. 
                       A dança ,como a música eleva as pessoas para mais próximo de Deus pela leveza que proporcionam.
                                                    Isabel C S Vargas
                                                     Pelotas-RS-Brasil


                                                                               
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário