Postagens populares

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

REVISTA eisFluências DE OUTUBRO DE 2014

Isabel C S Vargas
BORBOLETAS, BENTEVIS, E OUTRAS COISAS MAIS
Isabel C S Vargas

Moro a quatro anos em um bairro da cidade muito peculiar. Fica distante do centro doze quilômetros. Um pulinho costuma-se dizer por aqui. Bem servido por transporte coletivo que atinge os três balneários. Santo Antônio, Valverde e Balneário dos Prazeres. Para quem desejar ir mais adiante, outro pulinho e passamos pela mata do Totó, sempre margeando a Lagoa e chegamos à Colônia de Pescadores denominada Colônia Z3. A lagoa a que me refiro é, apenas, a maior do mundo, ou se
ja, a Lagoa dos Patos que desemboca no Oceano Atlântico através do Canal de São Gonçalo.
Também a chamam laguna por apresentar em algumas épocas do ano água salgada que vem do mar através do canal. Temos, então, a deliciosa safra do camarão, com o Festival culinário de dar água na boca. É um paraíso cantado por todos. Mar de “mar de água doce, paixão” cantam meus conterrâneos, sucesso nacional. Pois creiam eu não gostava de morar aqui. Não pela lagoa em si, mas pelo fato de nossa cidade ser tão úmida que só perde para Londres, segundo os entendidos na área. No inverno, frio, úmido, com nevoeiro , à beira da praia e o Minuano soprando, é de pedir asilo no inferno para esquentar um pouquinho. Pois bem, com tudo isso a meu favor, para não vir para cá, há quatro anos que aqui estou morando, com o apartamento fechado no centro, que na realidade é outro bairro, esse onde fica localizada a última morada de todos nós. Como sempre morei no “centro”, de verdade, nunca imaginei ir para aquele bairro de fantasma, mas há trinta anos que lá é meu lar. Ou foi? Custo a definir. Talvez, por ser muito difícil para eu aceitar que as coisas mudam e para sempre - mas se renovam, também- e por ter me acostumado com o lado de cá, a zona onde o sol nasce para espantar mais cedo os males que assustam.
Ainda não decidi o que fazer, se volto, ou se fico. Então fico ponderando. Aqui tenho meus cães para me fazer companhia (dão muito trabalho, em contrapartida) tenho mais liberdade- tenho mesmo? Tenho a orla, com um magnífico calçadão, figueiras centenárias, bancos, sombras, academia ao ar livre, parque para as crianças, um cenário abençoado.
Aí meu outro lado grita. O jardim acabou, por causa dos cães, os labradores mais destruidores que conheço. Mas ainda tenho três coqueiros, jasmim miúdo, a hortência plantada pelo meu marido e uns três arbustos.
Meu lado meio insano pondera para deixar-me em uma dúvida mais atroz. Aqui tem os bentevis que me gritam e para quem eu respondo. Tem as pombas que ficam arrulhando pedindo comida, tem beija-flor, tem sim senhor, ou caros leitores, tem outros pássaros, que dão vôos rasantes para beber água na piscina, mas acima de tudo tem borboletas que permanecem me visitando mesmo que não tenha mais profusão de flores como na época que meu marido vivia e cuidava com muito amor.
Meus devaneios me dizem que estou muito bem acompanhada. Sempre que abro a porta nesta época de brilho, calor e alegria de verão, encontro borboletas brancas que nunca andam sozinhas e me dão uma doce sensação de paz e eternidade.
Qual será minha decisão? Quem vence? O lado prático ou o romântico?
Isto eu contarei em outra crônica, quando eu souber a resposta.


Isabel C S Vargas
Pelotas-RS- Brasil
http://www.icsvargas3.blogspot.com.br/
Isabel C S Vargas - Formação no Magistério, em Direito, Licenciatura em Direito e Legislação e Legislação Aplicada, Capacitação em Direitos Humanos, Pós-Graduação em Sociologia, Especialista em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias. Formada em Inglês e Italiano. Trabalhou vários anos como professora, depois fez concurso para o serviço público federal onde trabalhou até a aposentadoria. Fêz 01 ano de Oficina Literária. Publicou cerca de 300 textos ( crónicas , contos, poesias) no Diário da Manhã-Pelotas-RS e em outros jornais . Já teve textos publicados no Jornal A Página em Portugal, além de outros sites, em seu blog na internet, além de publicações em Coletâneas e Antologias. Primeiro Lugar em conto no concurso internacional Florada de Emoções II, promovido pelo site Celeiro de Escritores.org, segundo lugar em crônicas e terceiro lugar em poesia. Vinculada às entidades de classe como OAB/RS, SINAIT, AGITRA, ABMCJ.
Já participou de cerca de 70 publicações - Participa do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa-BH-MG, Brasil. É membro de "Poetas Del Mundo"; "AVSPE"; "Os Confrades da Poesia" - Amora / Portugal. Participa do Projeto Stephanos e integra o Conselho de Colaboradores do Site http://clicrbs.com.br/pelotas. Trabalho académico publicado na Biblioteca on Line de Comunicação em Portugal - http://bocc.ubi.pt/pag/bocc-lima-publi.pdf Republicado pela Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Participou da Antologia Literária Cidade IV,V,VI, Agenda 2011, e outros em andamento.




http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisFluencias_Out_2014_5_31-18.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário