Postagens populares

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ESSE MUNDO VIRTUAL Nº 1 AMOR VIRTUAL

"O amor é paciente, é benevolente; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se envaidece. Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor; mas, destes três, o maior é o amor." - S. Paulo - Epístola aos Coríntios
                                             
                                                     

              Com a epígrafe acima inicio minha prosa dizendo que o amor é puramente amor, sentimento sublime com todas as características definidas por São Paulo.
            O designativo, como virtual, nada mais é do que indicativo de ferramenta que o amor se vale para aproximar as pessoas. Em outra época a ferramenta era outra.
Antigamente, nas revistas e até jornais havia as seções de correspondência. Ali as pessoas colocavam seus dados dizendo que desejavam corresponder-se com pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto, para fins de amizade ou a fim de casamento.
Era comum e muitas pessoas se aproximaram e estabeleceram comunicação daquela forma. Esperavam pelo carteiro que trazia a correspondência. Conheciam a outra pessoa por foto e assim como o relacionamento podia não dar em nada, outros casos acabaram em casamento.
                Os tempos são outros. A comunicação mudou. Ela é rápida, instantânea e transformou o mundo em uma aldeia. As distâncias foram ultrapassadas, a tecnologia coloca as pessoas uma frente à outra na tela de um computador, mesmo que as mesmas estejam a milhares de quilômetros de distância. Tornou-se possível ver, ouvir, falar instantaneamente.
         Assim como antigamente havia certos perigos, hoje eles existem também. Mas sobre a ferramenta usada para comunicar esse sentimento, para estabelecer contato o que vai prevalecer é o sentimento que se instaurar no coração de cada um. O que o meio oferece é maior agilidade, observação imediata, novos modos de estabelecer interação, não apenas em uma balada, mas em uma comunidade por afinidade de interesse na internet, nas diversas redes sociais existentes. 
           Como já existem jovens nascidos na era digital, os denominados nativos digitais eles dominam na íntegra a ferramenta e esta os favorece no todo do relacionamento. Se antes precisavam chegar a casa depois da escola para se falarem, hoje eles se falam praticamente o dia inteiro via wi-fi existente nos celulares, se vêem, se organizam e formam grupos.
           O meio virtual veio favorecer os mais tímidos a terem a iniciativa de um relacionamento sem ter necessidade de contato direto, pessoal no primeiro instante.
             O amor é relacionamento entre pessoas, sentimento que une e os envolvidos é que se valem dos meios virtuais para se sentirem mais próximos, para se aproximarem mais rápida e intensamente e terem a sensação de que conseguem ter total conhecimento/ domínio sobre o outro pelo fato de poderem rastrear seus passos e se manterem conectados vinte e quatro horas pelos meios virtuais, o que não deixa de ser enganoso.
             
                                                       Isabel C S Vargas
                                                       Pelotas-RS-Brasil

http://silviamota.ning.com/group/esse-mundo-virtual/forum/topics/apenas-amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário