Postagens populares

terça-feira, 31 de julho de 2012

CONTO


              Conexões

                            Isabel C S Vargas


        Betina sentia-se culpada desde o trágico falecimento da prima. Culpada por não ter comparecido aos funerais, por não ter ido dar um último adeus àquela com quem tinha, além do parentesco, amizade e carinho.
        Não lhe fora permitido ir. Afinal, cidade pequena, morte trágica- assassinato pelo amante- pessoa conhecida e influente. Ela, uma simples estudante rendera todo tipo de comentário e maledicência. Era conveniente manter-se afastada, segundo as ordens dos pais.
         O preconceito por aquilo que classificavam como má-conduta se sobrepunha à dor. Era como se fosse castigo pelo erro. Não teve intenção sequer de esboçar vontade de ir. Nem sabia se seus pais foram às despedidas. Era tudo muito velado. Comentários à boca pequena.
         Passado um tempo, foi ao campo santo por ocasião do falecimento de uma pessoa amiga.
         Resolveu, junto com o namorado, procurar o túmulo de Solange.
         Queria mostrar a ele o túmulo da finada. Andaram um bom tempo, sem sucesso, por entre os corredores do cemitério. Já estava pensando em desistir da empreitada de apresentação post-mortem quando ouviu um chamado. Só ela ouviu. De forma clara, inconfundível: “Betina”.
         Um arrepio percorreu-lhe a espinha. Virou-se para trás. À sua esquerda, bateu o olho na lápide que não havia percebido na passagem. Era ela: Solange!
         Não acreditava no que ouvira e no que via. Mas as evidências estavam ali, bem na sua frente.
         Deixou as apresentações para depois. Saiu intempestivamente. Nunca mais voltou naquele lugar.
         Também não esqueceu o fato.


                        http://www.camarabrasileira.com/sel12-021.htm

VOCÊ PARA MIM É...



 A recordação mais linda.
 O maior exemplo de amor,
 Dedicação, respeito, honestidade de caráter,
 Determinação para suplantar dificuldades
 E, atingir objetivos.

 Você para mim é...

  O anjo de luz que habitou entre nós
 Para trazer alegria, fé, esperança no ser humano
 Pelo carinho e dedicação demonstrados
 Com as pessoas idosas, com a família e,
 Pela fidelidade às pessoas a quem amavas.

Você para mim é...

A ausência maior em minha vida
A saudade mais forte
Ao mesmo tempo,
A mais terna e mais doce.
O amor que permanecerá em mim

DOCE INFÂNCIA




De sonhos tão imaginados e,
Encantadas ilusões de menina,
Infância de pura inocência,
De delicadas bonecas de porcelana,
Do jogo de amarelinha, do pião e bilboquê,
Das brincadeiras na garagem
Ao som de inesquecíveis músicas
De anos que se tornaram dourados
Infância de muitos aromas
 -De chuva na terra seca-
E, de muitos sabores 
-Dos doces de minha avó-
Do figo, das balas, de guaco e de hortelã,
Infância de mulheres guerreiras
Minha mãe, minha dinda e minha tia
Que me prepararam para o futuro
Das grandes alegrias e imensas tristezas
Que mesmo sem perceber
Ensinaram-me sobre os grandes revezes da vida
Dos quais resultei viva, apesar das mutilações .
Infância que não retorna
Mas, que recordei na infância de meus filhos
Tão diferente da minha
Porém,  para eles igualmente doce
Infância, doce período de vida
Que me ensina um novo viver
Na infância de meus netos .


                    http://www.camarabrasileira.com/apol92-041.htm


Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2012.08.29 Quarta-feira-página 15

domingo, 29 de julho de 2012

VARAL Nº 33 EDIÇÃO 553 ANO XI - GRUPO LUNA&AMIGOS - TEMA: MOINHOS DE VENTO

VARAL Nº 33 EDIÇÃO 553 ANO XI
TEMA: MOINHOS DE VENTO
.







Gira o mundo velozmente

Arrebatando o que encontra

No redemoinho leva sonhos,

Que joga no universo

Para não esquecermos jamais

Que sonhos são para serem perseguidos

Para em realidade se transformarem.

- Isabel C S Vargas
.


http://grupolunaeamigos.blogspot.com.br/2012/07/varal-n-33-edicao-553-ano-xi-grupo-luna.html

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O VALOR DA AMIZADE


                                  O VALOR DA AMIZADE

                                                                  Isabel C S Vargas

              O homem é um ser social. Isto significa que não foi concebido para viver só.
Desde a infância é buscada a socialização do indivíduo. Desta forma ele aprende a se relacionar e interagir de forma saudável e prazerosa para si e para os demais que com ele convivem. O processo de socialização começa na família, posteriormente na escola, e nos demais grupos sociais que ele se insere. É no decorrer deste processo que se estabelecem os laços de amizade, que são de fundamental importância na medida em que propiciam afeto, troca de energia, enriquecimento mútuo. Oportuniza a convivência isto é, “viver com” que se traduz em participação, doação, troca de afetividade, de respeito.
            Poderíamos transcrever inúmeras citações valiosas a cerca da amizade e sua importância na vida de cada um, mas é dentro de si mesmo que cada um percebe o quanto é importante ter alguém em quem confiar com quem pode partilhar todas as angústias, tristezas ou alegrias.
            É na convivência com o outro que se fortalece a visão de si mesmo. É através do outro que nos enxergamos. É um processo de comunicação e empatia profundo baseados na compreensão no carinho e na harmonia.
            Em todas as fases da vida a amizade é importante, porque através deste relacionamento são cultivados e aprimorados a sinceridade, a aceitação, cumplicidade, afinidade, responsabilidade, aconchego, respeito e confiança.
            Num relacionamento enriquecedor cada um tem que aprender a se aprofundar nos sentimentos, valorizando o que é saudável e faz crescer, despindo-se de orgulho, vaidade, competição e inveja.
            Especialmente na maturidade e mais precisamente na terceira idade a amizade tem um importantíssimo papel na manutenção da saúde física e mental, pois ativam áreas do cérebro, liberam substâncias hormonais que favorecem a alegria e o bem estar, diminui a agressividade, a desconfiança, a tensão, fortalecendo o sentimento de “pertencimento”, na medida em que a pessoa tem com quem compartilhar sua vida, num momento em que o cônjuge e/ou demais membros da família já faleceram, os filhos cresceram e a pessoa se encontra repentinamente só.
            Os amigos passam a suprir nestes casos a ausências de parentes, são como outra família escolhida pelas afinidades, pela convivência, pela presença constante e afável em todos os momentos, pois é com eles que serão divididos os sorrisos, as lágrimas, é com eles que se estabelecerão conversas, auxílio mútuo, afastando aquela que é a maior inimiga das pessoas na velhice, ou seja, a solidão, que isola, entristece, deprime, leva a um sentimento de inutilidade, de desvalia.
            Portanto, a amizade é de inestimável valor e pode significar a própria vida, ou um sentimento maravilhoso de paz e integração, nesta fase, pois é através dela que o indivíduo encontrará suporte emocional, apoio, carinho, parceria, fortalecimento de identidade, elevação de autoestima, reconhecimento que certamente lhe proporcionarão viver mais tempo com mais amor e mais felicidade.

Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data: 02/03/11.2013 sábado e domingo
Página 04

domingo, 22 de julho de 2012

MÚSICAS


 Poner el sonido claramente, después un simple clic sobre el cantante que quieras escoger y tendràs música por muchas horas
 
 
 

 
Elvis Presley 2) Roy Orbison 3) Beatles 4) Abba 5) Bee Gees 6) Michael Jackson 7) John Lennon 8) Celine Dion 9) Frank Sinatra 10) Creedence Clearwater Revival 11) Julio Iglesias 12) Queen 13) Neil Diamond 14)Paul Mccartney 15) Rolling Stones 16) Pink Floyd 17) Bruce Springsteen 18) Elton John 19) U2 20) George Harrison 21) Cliff Richard 22) Tina Turner 23) Bob Marley 24) Andrea Bocelli 25) Dire Straits 26) Barbra Streisand 27) Eagles 28) Madonna 29) Simon & Garfunkel 30) Ac/Dc 31) Bob Dylan 32) Dean Martin 33)Andr? Hazes 34) Tom Jones 35) Eric Clapton 36) John Denver 37) Eros Ramazzotti 38) Deep Purple 39) Led Zeppelin 40) Rod Stewart 41) Status Quo 42) Louis Armstrong 43) Fleetwood Mac 44) Bryan Adams 45)Jimi Hendrix 46) Barry White 47) Nat King Cole 48) Santana 49) Michael Buble 50) Gipsy Kings 51) David Bowie 52) Adriano Celentano 53) Robbie Williams 54) Charles Aznavour 55) Metallica 56) Doors 57) Shakira58) Beach Boys 59) Cat Stevens 60) Bon Jovi 61) Ub40 62) Joe Cocker 63) Whitney Houston 64) Phil Collins65) Enrique Iglesias 66) Ricky Martin 67) Ray Charles 68) K3 69) Zz Top 70) Van Morrison 71) Ringo Starr72) Stevie Wonder 73) Gloria Estefan 74) Supertramp 75) Jethro Tull 76) Black Sabbath 77) Marco Borsato78) Guns N? Roses 79) Neil Young 80) Chuck Berry 81) Billy Joel 82) Sting 83) Kinks 84) R.e.m. 85) Laura Pausini 86) Genesis 87) Who 88) Monkees 89) Animals 90) Simple Minds 91) Prince 92) Aretha Franklin 93)B.b. King 94) Iron Maiden 95) Pearl Jam 96) Christina Aguilera 97) Alice Cooper 98) Depeche Mode 99)Nirvana100) Gary Moore Top 70 Songs: 1) Always On My Mind - Elvis Presley 2) Fernando - Abba 3)Dancing Queen - Abba 4) Oh Pretty Woman - Roy Orbison 5) Spanish Eyes - Elvis Presley 6) Are You Lonesome Tonight? - Elvis Presley 7) Chiquitita - Abba 8) Massachusetts - Bee Gees 9) Love Me Tender - Elvis Presley 10) Imagine - John Len non 11) Suspicious Minds - Elvis Presley 12) California Blue - Roy Orbison 13) My Way - Elvis Presley 14) Billie Jean - Michael Jackson 15) In Dreams - Roy Orbison 16)Blue Bayou - Roy Orbison 17) Only The Lonely - Roy Orbison 18) I Have A Dream - Abba 19) Yesterday - Beatles 20) Mamma Mia - Abba 21) Thriller - Michael Jackson 22) Amazing Grace - Elvis Presley 23)Unchained Melody - Roy Orbison 24) Can?t Help Falling In Love - Elvis Presley 25) Jailhouse Rock - Elvis Presley 26) Ave Maria - Celine Dion 27) And I Love You So - Elvis Presley 28) Blue Moon - Elvis Presley 29) Hey Jude - Beatles 30) I Started A Joke- Bee Gees 31) My Way - Frank Sinatra 32) Hotel California- Eagles 33) A Big Hunk O? Love - Elvis Presley 34) Bridge Over Troubled Water Elvis Presley 35) The Winner Takes It All - Abba 36) Bad Moon Rising - Creedence Clearwater Revival 37) Ben - Michael Jackson 38)Waterloo - Abba 39) Stayin? Alive - Bee Gees 40) Words - Bee Gees 41) How Deep Is Your Love - Bee Gees 42) Crying - Roy Orbison 43) Blue Suede Shoes - Elvis Presley 44) Blue Christmas - Elvis Presley 45)Beat It - Michael Jackson 46) A Day In The Life - Beatles 47) Bohemian Rhapsody - Queen 48) Let It Be - Beatles 49) Only You - Roy Orbison 50) Sweet Caroline - Roy Orbison 51) A Hard Day?s Night - Beatles 52)Bad - Michael Jackson 53) Earth Song - Michael Jackson 54) Woman - John Len non 55) Imagine (live) - John Len non 56) Heal The World - Michael Jackson 57) Stand By Me - John Len non 58) Sweet Caroline - Neil Diamond 59) O Sole Mio - Andrea Bocelli 60) Bridge Over Troubled Water - Simon & Garfunkel 61) Man In The Mirror - Michael Jackson 62) Strangers In The Night - Frank Sinatra 63) Black Or White - Michael Jackson 64) Only You - John Len non 65) My Sweet Lord - George Harrison 66) What A Wonderful World- Louis Armstrong 67) 24 Horas - Julio Iglesias 68) Everybody Loves Somebody - Dean Martin 69) I Just Can?t Stop Lovin You - Michael Jackson 70) Smooth Criminal - Michael Jackson
and more ROCK. 

sábado, 21 de julho de 2012

CONVITE





NOTÍCIA


NOTÍCIA
Já foi divulgada na Rede e enviada para a Biblioteca Nacional do Brasil e Organismos Públicos habituais,
a revista eisFluências deJunho de 2012.
Desejamos-lhes uma óptima leitura.
Participaram desta edição na revista eisFluências, os seguintes autores, por ordem de paginação:

- Nação Crioula e a Teoria de Bakhtin - por Isabel Vargas.
- Prémio Camões 2012 - por Carmo Vasconcelos
- Entrevista com Wilson Araújo de Souza - por Clóvis Campêlo
- Sonhos (Diálogo Poético com Florbela Espanca) - por António Barroso (Tiago)
- O Desespero do Efêmero - memória e tempo em Lúcio Cardoso e Santo Agostinho - por Isabella Lígia Moraes
- Considerables Gestiones de la Mujer en 2012... (II Parte) - por María Cristina Garay Andrade
- Lançamento do Livro "Quando a Vez é do Mar", de Carlos Lúcio Gontijo (Foto e Vídeo) - por Revista eisFluências
- Patrocínio em Família - por Carlos Lúcio Gontijo
- Fiestas de Primavera en Andalucía - por María Sánchez Fernández
- Rivkah Cohen, em Prosa e Poesia - por Revista eisFluências
- Rubênio Marcelo, um expoente das letras brasileiras (finalização) - por Marco Bastos
- Entrevista com Cida Sepulveda - por Oleg Almeida
- Lembrando Eugénio de Andrade - por Carmo Vasconcelos
- Luto no Panorama Musical Português - por Carmo Vasconcelos
- A Morte não é nada - Santo Agostinho
- Notícias de Cabo Verde (diversas) - por Nuno Rebocho
 

 
Gratos pela sua visita  à revista eisfluências

ATUALIZAÇÃO DO VARAL DO LUNA&AMIGOS VARAL Nº32 EDIÇÃO 552 ANO XI - GRUPO LUNA&AMIGOS


TEMA: EM BUSCA DOS SONHOS PERDIDOS
 



Para seguir em frente

Com alegria e leveza,

Um novo rumo procuro,

Então, do baú do passado,

Retiro os velhos sonhos perdidos

Que descubro ainda servirem

Com perfeição nos novos planos de vida.


-  Isabel Cristina Silva Vargas - RS
.